domingo, 3 de março de 2013

Viagem a João Pessoa

Fizemos uma breve viagem de 4 dias para João Pessoa - PB no começo de jan/2013.
    Por indicação de um colega optamos ir pelo litoral diferentemente de outras viagens que fizemos a João Pessoa. Saímos de casa por volta das 07:30h e seguimos pela BR-101 até o posto fiscal na divisa PE - PB onde pegamos a PB-044 com destino as praias começando por Pitimbu.
     Saindo da PB-044 entramos à direita e encontramos a única cidade sinalizada com um arco : Caaporã, onde também encontramos uma 'filial' do nosso amado SPORT. Registramos o momento.

'Filial' do SPORT em Caaporã -PB

Passeamos de moto pela orla de Pitimbu e a cidade parecia que estava deserta mesmo sendo alta estação. Encontramos vários motociclistas sem capacete e como estávamos com os equipamentos obrigatórios, acho que eles nos viram como extraterrestres.
   De Pitimbu fomos em direção de Tambaba e notamos que o combustível estava chegando na reserva, porém desde Goiana-PE não encontramos nenhum posto para abastecer.
     Uma característica das cidades da Paraíba pelas quais passamos é a falta de sinalização, o que nos obrigava a parar e sempre perguntar a algum morador o nome da cidade e como fazíamos para chegar na cidade para onde queríamos ir.
     Demoramos a chegar a Tambaba. Além da estrada ser longa era praticamente deserta e nos guiamos pelo mapa que tínhamos pois não podíamos contar com a sinalização, pois a mesma não existe.
     O interessante é que essa rodovia por ser litorânea se avista o mar constantemente.

Visão do mar (foto tirada pela Garupa)

Visão da Praia de Pitimbu

Finalmente chegamos a Tambaba. Logo avistamos o mirante e muitos visitantes. Realmente a paisagem é paradisíaca.

Visão do Mirante de Tambaba

Chegando a Tambaba

No mirante
     Já era meio-dia e decidimos almoçar. Encontramos um restaurante aparentemente agradável, a Arca da Bilú. Almoçamos e seguimos em direção de Jacumã e à procura do posto de combustível.

Arca da Bilú

Encontramos Jacumã e o posto de combustível, onde abastecemos. Procuramos informação sobre como chegar até João Pessoa com o frentista, o qual nos indicou a direção do Arco. Fomos até a praia e depois seguimos em direção à João Pessoa.
     Encontramos o Arco de saída de Jacumã e não demorou chegamos a Ponta do Seixas, ponto mais oriental das Américas.

Visão da Ponta do Seixas

Saímos da Ponta do Seixas em direção do litoral de João Pessoa, à procura do Hotel Ibis onde ficaríamos hospedados. Como não encontramos sinalização indicativa do hotel, fomos forçados a ir até a praia de Tambaú e voltar até a Praia de Cabo Branco, onde descobrimos que estávamos bem pertinho do hotel após sairmos da Ponta do Seixas. Se existisse sinalização não teríamos rodado tanto a toa.
     Chegamos a João Pessoa após 7 horas de viagem.
   Após nos instalarmos no hotel e tomarmos um bom banho fomos até Tambaú. Estava havendo shows de cantores famosos (Kid Abelha, Maria Gadú).
   Um ponto muito positivo de João Pessoa, além da limpeza da Orla, é que lá os motoristas obedecem a sinalização de parar quando o pedestre deseja atravessar na faixa, mesmo sem haver sinal luminoso. E os motoristas param independentemente se tem apenas 1 ou vários pedestres querendo atravessar.
   No dia seguinte fomos visitar as praias de João Pessoa e descobrimos a água de côco mais cara do Brasil a R$ 5,00. Um absurdo. Pensamos até em começar uma micro-empresa de venda de água de côco a R$ 4,99...rsrs. Porém no outro dia ao irmos à praia de Cabo Branco, em frente ao Hotel, descobrimos que nosso planejamento foi 'roubado' por alguém que também viu a oportunidade de vender água de côco mais barata a R$ 2,00. Com esse preço tão bom, o comerciante quebrou nosso sonho. Fomos forçados a  desistir de montar nossa micro-empresa de venda de água de côco em João Pessoa...rsrs.

Fomos conhecer o famoso Bolero de Ravel tocado por Jurandir do Sax, o qual se equilibra em um barquinho enquanto toca o sax. Realmente é muito bonito, mas a praia do Jacaré, uma praia de rio, sobrevive em torno de Jurandir.

Jurandir do Sax no barquinho

Jurandir e Ricardo

Momento LOVE

Enquanto esperávamos o Show de Jurandir, notamos que os caranguejos dançavam ao som do Bolero de Ravel.

Após 4 dias de descanso, tivemos que retornar à Recife, porém mais uma vez, como de costume, sair de João Pessoa é uma aventura. Quando existe sinalização a mesma é confusa, mas chegamos em casa sãos, salvos e cansados de tanta aventura.